Saiba porque a segurança da sua casa pode estar em risco

Diante de um número cada vez maior de assaltos a residências em diversos estados do país, a procura por equipamentos de segurança também vem crescendo. Segundo especialistas na área, a prevenção é, sem dúvida alguma, a melhor forma de diminuir as chances um roubo.

Mas como evitar que um assaltante invada a nossa casa?

Colocar um cachorro bravo na área externa da sua casa ou trancar “bem” a porta não garante muita coisa.

Sistema de segurança

O mínimo que podemos fazer para enfrentar bandidos cada vez mais ousados é investir em um sistema de segurança. Cercas elétricas, boa iluminação, interfone, câmeras de vigilância e alarmes, por exemplo.

Se você ainda não tomou esta providência, saiba que sua casa pode estar bastante vulnerável.

Tecnologia a favor da segurança

A segurança conta atualmente com uma grande aliada: a tecnologia. Graças a essa tecnologia, diversos métodos de precaução e de monitoramento inovadores têm sido criados. Um desses métodos inovadores é a biometria – usada, por exemplo, nas fechaduras biométricas.

‘Bio’ significa vida; corpo. ‘Metria’ significa forma; método; meio. Desta forma, os métodos de segurança biométricos consistem na identificação pessoal por alguma característica física, como a impressão digital do dedo ou da mão, a íris, a voz, entre outras.

Fechaduras biométricas

Os métodos biométricos são considerados muito eficazes, já que essas características são únicas e não podem ser transferidas a ninguém.

A fechadura biométrica nada mais é do que o reconhecimento da impressão digital nas fechaduras das portas de casas, escritórios, quartos de hotéis, elevadores etc. Muitas empresas têm apostado nesta segurança para restringir a circulação de pessoas em locais de acesso restrito.

Como elas funcionam: primeiramente, os usuários autorizados têm suas digitais registradas através de leitores biométricos. Depois disso, o acesso delas será permitido de forma fácil e rápida, com uma probabilidade de erro mínima, ficando abaixo de 0,001%.

As vantagens de uma fechadura biométrica

São inúmeras as vantagens de uma fechadura biométrica, começando pelo fato de não haver a necessidade de carregar chaves e correr o risco de perdê-las ou esquecê-las, uma vez que elas simplesmente passam a ser seus dedos.

Essas fechaduras podem armazenar informações sobre a entrada das pessoas no local, sendo possível determinar quem esteve no ambiente em determinada data e o tempo que permaneceu ali.

Os cadastros dos usuários podem ser desfeitos a qualquer momento pelo administrador, isso impede que um funcionário suspeito, por exemplo, não tenha mais acesso à sua residência ou empresa.

As fechaduras biométricas funcionam com pilhas normais e possuem alarmes que alertam o usuário sobre a necessidade de trocá-las. Trata-se, portanto, de um método econômico, que dispensa o uso e os gastos de energia. Além disso, não haverá mais a necessidade de confeccionar uma cópia de chave para cada usuário ou trocar o miolo da fechadura.

A instalação e o manuseio são bastante fáceis e alguns modelos também oferecem a opção de serem abertas com uso de chave, senha numérica ou cartão.