Fale conosco

“Estamos vendo uma evolução muito rápida do que costumavam ser senhas, depois cartões inteligentes e agora para biometria”, disse Alex Simons, diretor de gerenciamento de programas da divisão de identidade da Microsoft.

A autenticação biométrica usa varreduras de face, impressão digital ou íris para confirmar rapidamente a identidade de uma pessoa. Você provavelmente já usa itap tocando no botão home para desbloquear seu telefone.

No local de trabalho, os funcionários estão usando cada vez mais a biometria para acesso a áreas restritas, efetuar login em telefones e computadores e para acessar dados armazenados nesses dispositivos e na nuvem.

A Spiceworks, uma rede profissional para pessoas na indústria de TI, diz que quase 90% das empresas usarão autenticação biométrica até 2020, acima dos 62% atuais. A digitalização de impressões digitais é atualmente o tipo mais comum de autenticação biométrica: 57% das organizações a usam. Muito menos, apenas 14%, usam o reconhecimento facial.

Empresas como Microsoft (MSFT) e Facebook (FB) estão tentando se livrar completamente das senhas.

Em 2015, a Microsoft introduziu o Windows Hello com o Windows 10. O novo software usa varreduras faciais ou impressões digitais para efetuar login em dispositivos Windows. Mais de 50 milhões de pessoas usam o Windows Hello para fazer login em seus PCs, tanto em casa quanto no escritório.

A Atualização para Criadores do Windows 10 Spring incluirá um novo padrão de autenticação desenvolvido em colaboração com outras empresas de tecnologia, incluindo o Google. Chamado de FIDO 2.0 , o padrão permitirá que os consumidores do Windows usem vários dispositivos – incluindo chaves de segurança de terceiros ou monitores de segurança que rastreiam sua frequência cardíaca – para fazer logon automaticamente em seus computadores sem uma senha.

Na Microsoft, Simons disse que gasta mais de US $ 2 milhões em chamadas ao help desk por mês, ajudando as pessoas a mudarem suas senhas.

As senhas ainda são amplamente usadas, é claro, e um benefício é que elas são fáceis de mudar se forem roubadas. Mas você não pode mudar seu rosto ou impressões digitais.

As pessoas podem ser cautelosas sobre ter seu comportamento rastreado, mas a tendência em direção à biometria só deve crescer.

“À medida que ficamos melhores em explicar ao mundo como funciona e refinar o software para facilitar a configuração e uso, mais pessoas o estão usando”, disse Simons. “Em vez de tentar convencer as pessoas de que estamos certos, estamos tentando dar às pessoas opções. Estamos tentando fazer tudo de maneira correta para proteger sua privacidade.”

Fonte: Money.CNN