Formas inimagináveis de aplicar a Internet das Coisas

A Internet das Coisas já não é mais uma tendência e já falamos algumas vezes sobre isso aqui no blog da Beluni. Contudo, mesmo que tenhamos diversos dispositivos conectados ao nosso redor, sempre há uma forma de sermos surpreendidos com objetos inteligentes que nos deixam de queixo caído. De caneta à garrafa, confira as surpresas que apenas a IoT pode proporcionar.

Caneta inteligente

Já pensou em poder digitalizar as informações que anotou em um pedaço de papel? Essa é a proposta da LiveScribe, caneta que envia tudo o que você escreve com ela, através de uma rede Wi-Fi, para o Google Docs ou Evernote, armazenando suas notas na rede em formato PDF. Como se não bastasse, o objeto ainda se encarrega de gravar voz.

Garrafas conectadas

A IoT se encarrega até mesmo de transformar a simples experiência de beber água ou vinho em uma tarefa high-tech. Prova disso são os dois produtos que apresentamos agora: a HidrateMe, garrafa que se conecta com o smartphone e avisa ao usuário sempre que ele precisar beber água, e a Kuvée, que funciona como um “refil” de vinho, conserva o conteúdo por mais tempo e ainda fornece informações sobre a bebida em questão, como curiosidades sobre a vinícola.

Pneus que não apenas “rodam”

Vocês acham mesmo que pneu só é capaz de girar para deslocar o carro? O Connesso, pneu inteligente da Pirelli, possui sensores e se conecta à nuvem para armazenar informações sobre ele mesmo, como temperatura e desgaste.

Sofá modular controlado por app

O Lift-bit é um clássico exemplo de que a IoT não tem limites. Se trata de um sofá composto por módulos que podem ser controlados por um app, que muda a posição e o formato do móvel.

Abrindo portas pelo celular

Ir até a porta para saber quem está tocando a campainha? Essa tarefa pode ser facilmente feita através do celular graças à Campainha Vídeo Porteiro da Beluni. O produto permite que o usuário visualize a sua porta, atenda à campainha e converse com a pessoa que tocou. Além disso, também é possível abrir a porta a distância.