Biometria nas empresas: por que apostar nisso?

A tecnologia biométrica, que ainda passa por um período de maturação, parece estar bem próxima de alcançar o seu auge. Isso porque, após ser implementada em diversos modelos de smartphones, ser aderida por bancos e até mesmo nas urnas eletrônicas, as empresas estão finalmente compreendendo o potencial de segurança e praticidade desta inovação. Segundo estudo da consultoria americana Tractica, a expectativa é de que esse mercado cresça quase 23% até 2025. Outra pesquisa, dessa vez realizada pela Spiceworks em fevereiro de 2018, constatou que 62% das organizações europeias e norte-americanas utilizam a biometria como autenticação.

Entender a ascensão da biometria não é difícil, uma vez que a tecnologia traz inúmeras soluções em apenas um toque, literalmente. Quando aplicamos as facilidades de acesso e controle ao cotidiano de uma empresa com grande fluxo de funcionários, é ainda mais perceptível as suas vantagens. Algumas delas são:

  1. Economia de custos e tempo

Diga adeus à emissão de novas chaves, confecção de novos cartões de acesso e até mesmo troca de fechadura. Basta cadastrar as digitais dos funcionários de forma simples e rápida através de um software biométrico.

  1. Controle de Acessos

Esta é uma grande vantagem, especialmente em empresas que fazem controle de pontos dos funcionários. Através da biometria, é fácil saber a hora que uma pessoa entrou em tal lugar e quais setores foram acessados por ela.

  1. Segurança

Uma das principais características da biometria é que é um tipo de autenticação intransferível. Ou seja, não é possível fornecer o seu acesso a outras pessoas e muito menos perdê-lo. Ademais, o controle de acessos é um forte ponto para a segurança do sistema, que é aperfeiçoado periodicamente por softwares de ponta, evitando fraudes.

Atualmente, utilizamos inúmeros métodos de segurança para acessar locais restritos, como assinaturas, cartões magnéticos ou chaves para mais de uma tranca mecânica. A biometria é capaz de eliminar esses artifícios e garantir a proteção do seu negócio. Por este motivo, 90% dos brasileiros confiam nesta tecnologia como forma de autenticação, segundo a Visa.

Em 2018, foi possível observar a evolução da biometria e acreditamos que não será diferente em 2019. Conheça a Beluni para saber o que podemos fazer pela sua empresa.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>